Vila Pereira Lentz

Família de Almerindo Bento Pereira (Seu Paim) com sua esposa Eraci e filhos na década de 40
Colaboração: DAVENIR CARVALHO PEREIRA

Casamento de Ângelo dos Santos e Lourdes (década de 60) A  esquerda o casal Nelci Osvaldo dos Santos (Tuta) e Denazaide. A direita o casal Velúcio José Pereira e sua esposa Alzira
Colaboração: DAVENIR CARVALHO PEREIRA

Nelci Osvaldo dos Santos (Tuta) e Odilo dos Santos

Um comentário:

  1. O município de Mampituba compreendia a área pertencente ao 7° Distrito de Torres até 1995, quando emancipou-se. Por volta de 1920 muitos moradores que desciam a serra passaram a vir morar no município visinho, Praia Grande, no outro lado do rio que divide os dois estados. No começo foram os tropeiros, depois vieram descendentes de portugueses, italianos e alemães que passaram a se instalar em Mampituba. Formaram algumas comunidades, levaram o nome das primeiras famílias que habitaram aquela área, algumas prosperaram outras regrediram. Vários fatores foram fundamentais para o fracasso destas comunidades, mas o principal foram as enchentes.
    Na semana passada falamos da Vila Brocca, que levou este nome por conta da predominância desta família naquela área, e que prosperou até 1974 quando então foi arrasada pela grande enchente.
    Nesta edição iremos falar de uma pequena comunidades, com poucas casas e poucas famílias, mas não tão menos importante que as outras, a Vila Pereira Lentz. A pequena comunidade começou a ser povoada ainda nos idos de 1950, a partir da chegada destas duas famílias.
    O lugar chegou a ter uma pequena escola de madeira com as três séries iniciais, um armazém de secos e molhados de propriedade de Velúcio José Pereira, o armazém do Marçal, e um time de futebol, o Grêmio Esportivo União, fundado em 1974 e que existiu por alguns anos.
    Também vieram morar nesta comunidade várias famílias, entre elas os Santos, os Porcina, os Hiporti, Silva, Nunes, entre outros. A comunidade nunca chegou a ter igreja, os moradores acompanhavam os cultos e missas em Rua Nova, distante dois quilômetros.

    ResponderExcluir